As quatro fases evolutivas e os sete reinos sagrados
Na doutrina umbandista dos sete reinos sagrados estudamos todas as manifestações espirituais possíveis a partir das sete hierarquias espirituais vinculadas aos sete reinos sagrados.
Além do estudo das hierarquias espirituais, estudamos e utilizamos nos trabalhos espirituais, as sete forças primordiais existentes:
Força Tatá Pyatã
Força Yby Pyatã
Força Ybytu Pyatã
Força Y Pyatã
Força Caá Pyatã
Força Abá Pyatã
Força Angá Pyatã
Já publicamos vários textos tratando sobre estas forças e hierarquias espirituais.
Caso tenha alguma dúvida sobre a utilização destas forças recomendamos os cursos a distância oferecidos pelo Núcleo Mata Verde no portal de ensino a distância www.ead.mataverde.org
Tratando sobre a manipulação destas forças podemos recomendar os cursos:
TVAD – Tratamento Vibracional a Distância
Fitoenergética e os Sete Reinos Sagrados, curso básico e avançado.
Os elementais e os Sete Reinos Sagrados.
Oferendas na umbanda e os sete reinos sagrados
Arapé – O Caminho da Luz
Aqui no blog recomendamos a leitura dos textos:
A força Tatá Pyatã no TVAD – https://www.blog.mataverde.org/archives/1100
Princípios do TVAD – Tratamento Vibracional a Distância –
https://www.blog.mataverde.org/archives/1082
TVAD – Tratamento Vibracional a Distância – https://www.blog.mataverde.org/archives/1076
Os elementais e as pirâmides – https://www.blog.mataverde.org/archives/946
Os elementais e o fogo da morte – https://www.blog.mataverde.org/archives/915
Os elementais do fogo e a saúde – https://www.blog.mataverde.org/archives/898
Os elementais e os sete reinos sagrados (parte II) –
https://www.blog.mataverde.org/archives/869
Os elementais e os sete reinos sagrados – https://www.blog.mataverde.org/archives/841
Além destes textos é aconselhável a leitura dos textos que tratam sobre a fitoenergética e os sete reinos sagrados.
Já apresentamos em vários textos que os sete reinos sagrados é o alicerce e a base para todo conhecimento ensinado na escola iniciática do Núcleo Mata Verde, que costumamos chamar de escola iniciática do Caboclo Mata Verde.
A doutrina dos sete reinos sagrados é apresentada sob três aspectos: o espiritual, o energético e o ritualístico.
Varias abordagens podem ser feitas sobre estes três aspectos.
Hoje iremos tratar sobre a questão da evolução espiritual através dos sete reinos sagrados.
Sabemos que o espírito no momento de sua criação ainda não se apresenta como espírito.
Na fase inicial da caminhada evolutiva, o espirito é chamado de mônada espiritual.
A Mônada Espiritual possui todas as qualidades e características que o espírito possui, mas ainda em estado latente.
Para que suas qualidades possam aflorar será necessário que a mônada espiritual estagie pela matéria.
Este caminho evolutivo é conhecido no Núcleo Mata Verde como ARAPÉ, que traduzido do Tupi significa “O Caminho da Luz”.
“O caminho da Luz” (Arapé) se realiza através dos sete reinos sagrados, nesta caminhada evolutiva a mônada atua na matéria através de “Campos Estruturais”.
Os campos estruturais são os campos organizacionais da matéria, são responsáveis por todas as estruturas materiais existentes.
O biólogo inglês Rupert Sheldrake chama estes campos de “Campos Mórficos” ou “Campos Morfogenéticos”.
Para conhecer mais sobre os campos mórficos recomendamos os link´s:
Campos Morfogenéticos e Egregoras – http://www.deldebbio.com.br/2011/05/13/campos-morfogeneticos-e-egregoras/
Campos Morficos – A memória da natureza –
http://www.nova-acropole.pt/a_campos_morficos.html
A Teoria dos Campos Morficos –
Podemos dividir esta caminhada evolutiva em 4 fases distintas:
Primeira fase a mônada é chamada de ELEMENTAL (atua nos primeiros quatro reinos)
Segunda fase a mônada é chamada de ELEMENTAR (atua no quinto reino)
Terceira fase a mônada é chamada de ESPÍRITO (atua no sexto reino)
Quarta fase a mônada é chamada de ANGELITUDE (atua no sétimo reino)
Em cada uma destas quatro etapas evolutivas, existem outras sub-etapas,que podem ser estudadas de maneira simples da seguinte maneira:
ELEMENTAL
Nesta etapa a mônada atua sobre os primeiros quatro reinos.
Encontramos portanto elementais do primeiro reino, que são os elementais do fogo.
Elementais do segundo reino, que são os elementais da terra.
Elementais do terceiro reino, que são os elementais do ar.
Elementais do quarto reino, que são os elementais da água.
Estes elementais, dos quatro primeiros reinos, são a base de sustentação dos “campos estruturais” responsáveis por toda natureza.
Sua ação sobre todos os elementos da natureza, se processa de forma conjunta, através de verdadeiras nuvens de elementais comandados por consciências superiores.
São estas forças elementais que manipulamos quando realizamos as chamadas oferendas na umbanda.
Recomendamos o curso a distância OFERENDAS NA UMBANDA CONFORME PRINCÍPIOS DA DOUTRINA DOS SETE REINOS SAGRADOS disponível em www.ead.mataverde.org
ELEMENTARES
Na segunda fase evolutiva a mônada é chamada de Elementar.
Nesta etapa a mônada atua no quinto reino, o reino das matas.
As mônadas já sustentam estruturas mais complexas e começam a agir individualmente.
Embora o reino das matas seja a origem dos elementares, poderemos encontrar elementares ainda próximos do quarto reino (água) e do sexto reino (humanidade).
Esta é com certeza uma etapa evolutiva muito rica e exuberante.
Encontramos seres espirituais das mais diversas formas.
Não podemos esquecer de dizer que é nesta fase que se encontram todos os animais, insetos, aves, peixes, plantas, micro-organismos etc…
Nesta fase encontramos seres vivos das mais diversas naturezas.
Desde células, bactérias, vermes, répteis, insetos, animais e demais seres espirituais que se encontram na fase de evolução entre o animal e o homem.
Naturalmente que nem todos conseguem encarnar atualmente na dimensão material, mas na dimensão extra-física existem e participam intensamente na espiritualidade, onde exista necessidade.
ESPÍRITOS
Na terceira etapa encontramos os espíritos.
Nós, os humanos, fazemos parte desta etapa evolutiva.
Esta fase evolutiva chamada de espírito a mônada atua no sexto reino, o reino da humanidade.
É neste reino que “atuamos” e também é neste reino que vivem e se manifestam todos os espíritos que trabalham na umbanda os Caboclos, Pretos Velhos, Baianos, Exus etc…
Podemos também neste reino da humanidade encontrar espíritos que ainda estão muito próximos do quinto reino, são os espíritos atrasados, ou que ainda estão iniciando seu processo evolutivo no sexto reino ou reino da humanidade.
Também encontramos espíritos que estão bem próximos do sétimo reino ou reino das almas. São os espíritos chamados de espíritos evoluídos e de grande evolução espiritual.
Temos portanto dentro da fase de espíritos, três classes de espíritos, mas a grande maioria encontra-se numa fase evolutiva intermediária entre os atrasados e os mais espiritualizados.
ANGELITUDE
Chegamos na quarta e última etapa evolutiva da mônada.
A mônada agora atua no sétimo e último reino, chamada de reino das almas.
A mônada já não necessita mais encarnar como fazia no sexto reino, e suas preocupações estão bem distantes do sexto reino.
Nesta fase espiritual podemos também encontrar três classes de entidades espirituais.
Temos aqueles espíritos que já libertos da matéria, ainda se preocupam bastante com a humanidade e vivem ligados ao sexto reino.
São aqueles espíritos bons, mentores, guias, protetores, mestres que ajudam espiritualmente o ser humano em suas preocupações diárias.
Temos também uma classe intermediária destes espíritos, que podemos chamar de espíritos puros, já não se preocupam tanto com o sexto reino.
Sua preocupação agora é atuar no universo, coordenando outros seres e sistemas.
E, por último, a classe de seres espirituais que atingiram o topo evolutivo e que vivem e recebem as ordens diretamente do criador.
No topo e no comando destas hierarquias espirituais, estão os ORIXÁS PRIMORDIAIS.
Infelizmente pouco sabemos sobre esta última etapa evolutiva.
Saravá!
São Vicente, 01/02/2015
Manoel Lopes
Bom dia!
Agradeço a Vossa Santidade pela distinção e consideração em enviar-me este e mail.
Continuo estuando, os cursos que fiz nesta instituição tem me ajudado muito, agraço-lhes muito pela paciência , dedicação e fraternidade, assim que tiver um espaço pretendo fazer outros cursos Mata Verde, se aceito como aprendiz, assim, também como irei visitar esta respeitosa escola de saber espiritual.
Agradeço e apresento ao mestre Manoel altos protestos de consideração e respeito extensivo a todo o seu staff.
Itapoá, SC, 05 de janeiro de 2015
As) Cilço Luiz Rufino da Silva, um Buscador da Luz!
Realmente temos elucidações de suma importância na compreensão esotérica dos trabalhos realizados na seara umbandista. Paz, Luz e Bem! Avante! Obs: Considerações explicitadas de forma natural como bem é o funcionamento do universo!!! Saravá!!!