Saudação a Iemanjá
No dia 16/10/2019 (quarta-feira) tivemos no Núcleo Mata Verde uma Gira de Iemanjá.
Antes da manifestação da linha de Iemanjá fizemos o que costumamos chamar de Imantação de Iemanjá.
A doutrina seguida pelo Núcleo Mata Verde, é conhecida como Doutrina dos Sete Reinos Sagrados e cada um dos sete reinos agrega forças espirituais que trabalham na umbanda, formando hierarquias espirituais.
Na imantação de Iemanjá, trabalhamos com a força espiritual do quarto reino, que é o Reino das Águas.
Este reino engloba todas as forças espirituais ligadas as águas e principalmente todas as forças espirituais que se manifestam como mulheres, é uma força feminina ligada ao amor, a maternidade, aos sentimentos, as emoções.
O quarto reino, o Reino das Águas, é essencialmente um reino “das mulheres” e nesta hierarquia se encontram seres espirituais desde os elementais, elementares , sereias, ondinas, iaras, caboclas, pretas velhas, pombas giras, santas católicas, Orixás femininos (Iemanjá, Oxum, Nanã, etc…) e demais orixás ligados as águas.
Neste dia imantamos o Axé dos Orixás e de todas estas forças espirituais que pertencem a esta hierarquia (ou Linha) e não somente de Iemanjá.
Fazemos uma oferenda onde incluímos os elementos de cada um dos sete reinos que vibram na água e todos os filhos do Terreiro participam, oferendando pétalas e rosas brancas.
É um momento de agradecimento, onde elevamos nossos pensamentos e emoções a grande Mãe, saudamos todas as mães.
Iemanjá é a regente deste quarto reino, então acabamos simplificando, chamando este trabalho de imantação de Iemanjá.
Feito a oferenda, por todos os filhos, cantamos e depois chamamos a linha de Iemanjá do Terreiro e finalizamos com a linha de Ogum comandada por Ogum Sete Ondas.
As oferendas ficam a noite toda dentro do Terreiro, imantando o axé.
O perfume das rosas invade todos os cantos do Terreiro, trazendo uma paz muito grande.
Saravá Umbanda!
São Vicente, 18/10/2019
Pai Manoel Lopes – Dirigente do Núcleo Mata Verde